O Atelier
No lugar mágico do atelier, em live performance, ou em criação artística, o body casting celebra a individualidade e o simbiolismo de uma escultura que eterniza momentos singulares e irrepetíveis e que perduram no infindo momento do tempo.
Porquê o Body Casting?
A Pelle by Gaipi nasceu do desejo de criar uma estrutura onde conseguisse incorporar a minha necessidade de expressão criativa, à vontade de materializar os desejos artísticos e simbólicos das pessoas. Sinto-o como um serviço prestado em prol da Arte e da Paixão.
A criação desta marca transformou a minha vida, pela capacidade que me proporcionou em expressar criativamente a forma como vejo e interpreto o Mundo, pela fusão entre a minha interpretação e a vontade do meu cliente, vendo através dos seus olhos, criando o que os seus olhares desejam, dando corpo à forma como este se pretende perpetuar num Universo cheio de paixão para descodificar e incorporar em Arte. E por isso, proporcionou-me uma grande, e contínua transformação.
Este projecto acrescenta amor à vida dos meus clientes. Amor por quem somos e amor pelos quem nos rodeia, amor que é transportado para a arte, e que se expressa na materialização de peças únicas que simbolizam o valor da vida, da união, do afeto, do amor ao próximo.
É uma honra materializar desejos e afeto em esculturas repletas de valor simbólico.
O Processo Criativo
Sobre a Artista
Ivone Gaipi.
Nascida em 1978, no Porto. Artísta Plástica.
Frequenta o primeiro ano de pintura na Ar.Co, Lisboa. Curso Bodycasting: The Edinburgh Casting Studio, Escócia.
Pupila do escultor Inglês Ken Clarke, Inglaterra.
Pupila do Mestre Rui Aço, pintura e desenho, Lisboa.
Sou uma Artista de percepções, expressões do sentir, do corpo que interage. O figurativo interpretado, por vezes num campo onírico e cheio de símbolos que viajam para a minha interioridade. Esta sou eu. Com todas estas camadas, num gigante auto-retrato partilhado, mostrando como a vulnerabilidade e a força se alimentam reciprocamente, e que me permitem caminhar nesta gigante caminhada de ser artista plástica, caminho que percurso com orgulho e humildade, que as mensagens e os diálogos da Arte nos elevem enquanto cultura.
E com esta magia que nasceu o atelier @pellebygaipi, onde dedico este projecto ao bodycasting, porque acredito que transformar as pessoas em Arte é uma forma muito mágica de transformar a Arte nas pessoas.
A paixão pelo mundo das artes está presente desde cedo, mas em determinada altura da minha vida, tornou-se num sonho adormecido que ficou guardado. Durante uma década desenvolvi uma carreira como diretora na área da gestão de Recursos Humanos.
A inquietação artística fez-me regressar à escola para recuperar um sonho antigo. Enquanto frequentava um curso de pintura, na Ar.Co, o body casting surgiu na minha vida por mero acaso.
Recordo-me de visualizar uma escultura com tantos detalhes da pele que parecia mesmo real. Fiquei absolutamente deslumbrada, era mágico, excepcional. O body casting entrou na minha vida, e nunca mais saiu. Fui para a Escócia aprender esta arte com os mundialmente famosos "The Edinburgh Casting Studio" e, em seguida, tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos através de uma formação com o talentoso artista britânico Ken Clarke, um escultor de body e life casting com 50 anos de experiência. Em Portugal tive o previlégio de ser pupila do Mestre Rui Aço num programa avançado de Desenho e Pintura, que expandiu a minha percepção artística na expressão do olhar e do ver, dos manifestos de comunicação que a Arte alcança.
A minha missão é criar peças de arte únicas e exclusivas para os meus clientes. Fascina-me todo o processo que vai desde a história, e o motivo pelo qual alguém deseja reproduzir uma parte do seu corpo ou de alguém que ama, até à escolha da técnica que mais se adequa ao objetivo pretendido, e ao próprio ato de criação da escultura.
Paralelamente crio obras de Arte onde associo o body casting a técnicas de pintura a óleo e acrílico, e que me permite celebrar a minha percepção do mundo, interpretações pessoais e criativas inspiradas pela vida.
O body casting transporta individualidade, e emoções, e é isso que me apaixona nesta forma de expressão artística única. O corpo humano e as suas histórias , a interligação do corpo com os materiais como forma de potenciar aspectos de comunicação, quer na escultura, quer na pintura.
Só por curiosidade, Gaipi é um "petit nom" de um "petit nom" de família, sob o qual me expresso artisticamente. A música, que me acompanha de forma eclética, e tocar piano, que adoro, ocupam os meus tempos livres.
Gaipi.